Últimos artigos

5 decisões em sua vida

 

Existe um conceito americano que todo cidadão vai tomar algumas decisões em sua vida, e essas decisões seriam as mais importantes. São elas:decisão

Escolha uma faculdade,
escolha uma carreira,
escolha um casamento,
escolha ter ou não filhos,
escolha sua casa própria e
escolha o seu plano de aposentadoria.

Eu não entraria no detalhe se isso realmente se aplica no Brasil, mas um item em especial me chama atenção: Escolha uma carreira. Mais que escolher uma carreira, vejo esse item em especial pela falta de cuidado do profissional em se posicionar de fato em entender sua evolução profissional.

Quem freqüenta igreja, sabe muito bem que existem milhares de programas voltado ao aperfeiçoamento “espiritual”, desde simples apostilas até tratados sobre espiritualidade, passando pelas escolas dominicais e pelo discipulado. Eu admito. Já participei (e participo) de vários desses projetos e todos, ou não maioria muitos, são muito bons e alguns essenciais como o discipulado.

Agora, deixe um pouco de lado a igreja e olhe para a sua carreira, sua recém-formação, olhe para você como profissional (ansioso por tomar atitude e fazer a coisa acontecer , seja lá o que for essa coisa).

Você sabe exatamente para onde está caminhando? Sabe quais são seus pontos fracos e fortes. Mais do que isso, você tem um discipulador profissional, o que chamamos de mentoring ou coaching? Você tem confiado seus problemas e recebido orientação profissional ?

 

Pois é, vejo muito jovens , famintos por trabalho, mas que acabam se decepcionando rapidamente com o mercado exatamente por não terem esse acompanhamento profissional em suas carreiras e na verdade por não saberem ou não terem o pleno conhecimento do mercado em que estão atuando.

Já parou pra pensar o quanto de tempo e dinheiro você irá gastar em sua carreira pra “ser alguém”?

É realmente um investimento de alto custo a longo prazo. E por que poucos são os que se dedicam ao planejamento de suas carreiras de forma organizada, almejando um crescimento qualificado com orientação clara acerca de suas aspirações e suas angústias?

Recentemente participei de um curso de mentoring profissional. Sensacional. Pelo simples fato do curso nos dar noções básicas sobre crescimento profissional e o famoso crescimento profissional X conhecimento X salário.

Não seria nesse artigo que trataríamos do assunto mentoring. Mas a dica aqui é: Cuide de sua carreira como você tem cuidado de sua vida espiritual, crescendo sempre, reconhecendo no atual momento da sua vida profissional os desafios e as oportunidades.

E lembre-se, sempre vale muito ter uma mente sábia nos orientando e isso não seria diferente para nossa carreira. Afinal quem dera pudéssemos caminhar com um Jesus profissional por 3 anos aprendendo a ser o melhor na tarefa que nos propusemos a fazer.

Se acha que está na hora de pensar de forma organizada e planejada sua carreira, é só marcar um café que seria ótimo conversar.

Ah, uma boa leitura pra começar: (não tratam do assunto mentoring, mas o usam para atingir objetivos profissionais)

   O sucesso de amanhã começa hoje, John Maxwell
   O Segredo de Luiza, Fernando Dolabela

 

Veja o artigo original aqui.