Últimos artigos

Manias podem ser sintomas do TOC

Todos temos manias, como colocar as chaves do chaveiro em ordem de tamanho, os livros namania estante em ordem alfabética, usar aquela camisa da Seleção em dias de decisão, passear no mesmo parque todo domingo, ou mesmo não pisar no rejuntamento de calçadas, como fazia o personagem Melvin, que Jack Nicholson interpretou no filme Melhor é Impossível.
Porém manias mais intensas, que interferem diretamente no cotidiano, como lavar as mãos seguidamente, não usar banheiros públicos, revisar portas e janelas diversas vezes antes de dormir ou checar se o gás está desligado a todo momento, por exemplo, quase sempre nos deixam pensando: sou obsessivo-compulsivo?
De fato, manias, medos e preocupações fazem parte da nossa vida. No entanto, eles podem se tornar excessivos quando muito repetidos em um curto espaço de tempo e, principalmente, se surgem acompanhados de angústia ou aflição. O ponto máximo ocorre quando essas ações repetidas comprometem o dia-a-dia, afetam os relacionamentos familiares e o desempenho no trabalho. A esta altura está claro que a pessoa não tem apenas manias extravagantes. Trata-se de um caso de Transtorno obsessivo compulsivo (TOC).
O TOC é um transtorno mental. Para a Associação Psiquiátrica Americana, este é um transtorno de ansiedade e situa-se ao lado das fobias (medo de lugares fechados, de animais, de expor-se em público) e do transtorno de pânico (ataques súbitos de ansiedade e medo de freqüentar lugares onde há aglomerações).
O obsessivo-compulsivo, ao contrário de pessoas que têm manias comuns, sofre muito devido a este malefício. Para tentar saná-lo, toma uma série de medidas para aliviar sua aflições, as chamadas compulsões ou rituais (leia mais no link ao lado), que proporcionam alívio imediato, mas momentâneo. Logo depois, o transtorno obsessivo passa a atuar novamente, criando um ciclo interminável. Essa rotatividade acaba afetando parentes diretamente, fazendo com que o TOC seja uma doença familiar.
Já a simples mania, conforme o dicionário Houaiss, é a prática repetitiva, o costume esquisito, peculiar, a excentricidade. Mania de passar a mão nos cabelos ou de calçar-se sempre começando pelo sapato do pé direito, por exemplo. Casos bem diferentes pelos quais passam portadores de TOC.

Terra